Páginas

On line agora

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O PÔR DO SOL MAIS BONITO DO MUNDO

Pôr do Sol visto do Cais Tertuliano Fernandes em Areia Branca

Desde muito tempo, diz-se que o Pôr do Sol mais bonito do mundo é visto do Cais Tertuliano Fernandes ante os manguezais do Rio Ivipanim em Areia Branca.
Na época de ouro do comércio marítimo, trabalhadores do porto e marinheiros, na Rua da Frente, mesclavam-se com os admiradores do crepúsculo areia-branquense no final das tardes. Eram momentos de encontrar amigos, pensar na vida e apreciar os esplendores da Natureza. E assim, sob o sol poente da Terra das Salinas, nas calçadas do Cais, próximo ao antigo Tirol, muitas histórias se converteram em lendas, e estas, em histórias. Por lá, nasceram e morrem amores, comemorou-se sonhos realizados e, também, por tanto outros que não passaram de ilusões, muitas lágrimas caíram. Os passeios pela orla do Rio Ivipanim alimentaram viagens psicodélicas de boêmios, poetas e homens apaixonados. E tudo que se passava e que se via por ali era, na verdade, um retrato da gente de Areia Branca.

Antiga Praça do Pôr do Sol
E, por isso, a fama do romantismo e da beleza do arrebol vespertino areia-branquense, já naqueles tempos, estendeu-se além das fronteiras da Cidade. Virou moda passear pelo Porto à tarde. E de tal maneira isso se deu que o largo em frente do velho Tirol, até hoje, é conhecido como Praça do Pôr do Sol. De fato, poucos o conhecem como Praça Dix-Sept Rosado.
Lamentavelmente, caminhar à tardinha pela Rua da Frente, há mais de duas décadas, perdeu o charme e a elegância. Os tempos são outros. Pessoas sobrecarregadas pelo trabalho excessivo, adolescentes enamorados pelas tecnologias de informática e pela internet, e areia-branquenses novos sem o bairrismo dos mais velhos não se interessam em admirar as belezas que a Natureza deu à sua Terra. Desse modo, ao cair da noite, andar pelo Cais Tertuliano Fernandes, defronte à pracinha, é como atravessar uma planície vazia. Sente-se uma falta de tudo, de histórias e de lendas, de sonhos realizados e de ilusões, dos sorrisos e das lágrimas, e das viagens transcendentais dos boêmios, dos poetas e dos homens apaixonados.
Atual Praça do Pôr do Sol
Porém, naturalmente, o descer do astro-rei por trás dos mangues, visto do porto areia-branquense, continua lindo. E ninguém se arrependerá se, numa tarde qualquer, resolver ir ao Cais e contemplar a cena. O certo é que quem já foi vê-la, ou quem um dia for, toda vez que a vir novamente noutros lugares do Planeta, pensará, no mesmo instante, que um dia já assistiu, em Areia Branca, ao Pôr do Sol mais bonito do mundo.

1 comentários:

Ana Karine Rolim disse...

Dr. Marcelo, concordo com o senhor. Não há cenário mais lindo! Areia Branca é uma terra onde não somente se mora, aqui VIVEMOS no sentido mais amplo da palavra.
Belo texto!