Páginas

On line agora

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O INEVITÁVEL VALOR DA BELEZA

A beleza, como um valor social, segue com o mesmo destaque que sempre teve em toda a História. A ciência, a tecnologia, a medicina e outras áreas evoluíram enormemente nos últimos cem anos, mas algumas valias sociais, como poder, riqueza, juventude e beleza permanecem os mesmos. O que mudou foi apenas a maneira como elas se nos mostram.

Em relação à beleza, não se pode querer que, no mundo atual, as pessoas deixem de ver nos traços anatômicos perfeitos de homens e mulheres algo que as encante, pois foi assim que evoluíram as sociedades desde as belezas históricas e mitológicas de Cleópatra no Egito Antigo e de Helena de Tróia na Civilização Grega até as celebridades do cinema e da moda dos séculos XX e XXI. Vê-se que as pessoas hoje continuam admirando o belo como sempre fizeram. O que está diferente é somente o contexto em que ocorre o fenômeno.

Na Antiguidade, por exemplo, quem não se enquadrava nos ditos padrões de beleza da civilização em que estava inserido teria, simplesmente, que se adaptar à situação ou amargar-se numa vida inteira de descontentamento com o seu próprio corpo. Com a evolução científica e tecnológica atual, cada um tem a opção de buscar os meios disponíveis para adaptar-se aos modelos exigidos pela sociedade.

Portanto, se é bom ou ruim, certo ou errado haver padrões de beleza, não há exatamente como saber. O fato é que a procurar pelo belo, assim como pelo prazer e pela imortalidade, é um fenômeno psíquico e social humano que sempre existirá. E é algo inevitável que, exatamente por isso, temos que entender e adaptar-nos.

0 comentários: