* Artigo de nossa autoria publicado no Blog Costa Branca News em 2 de fevereiro de 2011.
O Mapa da Violência 2010, um estudo realizado pelo Instituto Sangari (in: http://www.institutosangari.org.br/mapadaviolencia/), revela, entre outros desenlaces, que está havendo um fenômeno de Interiorização da Violência.
O trabalho é uma pesquisa que analisa os índices de homicídios nos municípios brasileiros de 1997 a 2007. É claro que a apreciação do tema Violência envolve inúmeros outros fatores, mas um estudo como esse, ainda que examine apenas informações sobre mortes por homicídio, tem um peso significativo na discussão do assunto e, dificilmente, poderá ser desconsiderado como um ponto de referência.
O dado que mais chama atenção nesse Mapa 2010 é que o pólo de crescimento da violência passou a concentrar-se no interior dos estados. Nas grandes capitais e regiões metropolitanas, observa-se estagnação e queda dos índices. De 1997 a 2007, as taxas de homicídios caíram de 45,7 por cem mil habitantes para 36,6 nas capitais e de 48,4 para 36,6 nas regiões metropolitanas. No Interior dos Estados, houve elevação de 13,6 homicídios por cem mil habitantes para 18,5 no mesmo período. É bom que se atente para o fato de que isso não indica que os números e índices de violência nas capitais e grandes aglomerações metropolitanas são menores que nas cidades interioranas, senão que, como está explícito no início do parágrafo, o crescimento das taxas de homicídios é que converge, agora, para o Interior dos Estados.


Portanto, a solução envolve uma estruturação mais ampla das medidas, como acontece, por exemplo, em relação ao Turismo, onde há até mesmo uma associação de municípios: o Pólo de Turismo Costa Branca. Mas, obviamente, o detalhamento de um plano como esse é um tipo de debate que já extrapola a esfera deste mero artigo. É uma tarefa que fica a cargo de gestores, políticos, autoridades e especialista no tema. ... E, enquanto isso, nossa Cidade por eles espera...
0 comentários:
Postar um comentário